Computação e Informática

O egresso do curso licenciatura em Computação do UniCV deve ser um profissional com sólida formação em Ciência da Computação, Matemática e Educação, visando o ensino da Ciência da Computação nos níveis da Educação Básica e Técnico. Assim, o egresso deve ser capaz de:

introduzir conceitos pedagógicos no desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, produzindo uma interação humano-computador inteligente.

identificar problemas que tenham solução algorítmica;

conhecer os limites da computação;

compreender e explicar as dimensões quantitativas de um problema;

gerir a sua própria aprendizagem e desenvolvimento, incluindo a gestão de tempo e competências organizacionais;

avaliar criticamente projetos de sistemas de computação;

adequar-se rapidamente às mudanças tecnológicas e aos novos ambientes de trabalho;

empreender e exercer liderança, coordenação e supervisão na sua área de atuação profissional;

ser capaz de realizar trabalho cooperativo e entender os benefícios que este pode produzir.

  • O egresso do curso de Licenciatura em Computação obterá um diploma que o qualifica como Licenciado em Computação, abrindo portas para uma carreira diversificada em diversas áreas do mercado de trabalho. As possibilidades de atuação incluem:

  • 1. Educação Básica: Muitos licenciados em computação optam por lecionar em escolas de ensino fundamental e médio, transmitindo conhecimentos de informática e tecnologia para as próximas gerações.

  • 2. Instituições de Ensino Superior: Alguns profissionais escolhem seguir carreira acadêmica, atuando em universidades e institutos de pesquisa, lecionando disciplinas relacionadas à computação e contribuindo para o avanço do conhecimento na área.

  • 3. Desenvolvimento de Software: O mercado de trabalho oferece oportunidades para licenciados em computação atuarem no desenvolvimento de software, participando de projetos que abrangem desde aplicativos móveis até sistemas complexos.

  • 4. Consultoria em Tecnologia: Empresas e organizações frequentemente buscam profissionais de computação para oferecer consultoria em soluções tecnológicas, ajudando a otimizar processos e aprimorar a infraestrutura digital.

  • 5. Educação a Distância (EAD): Com o crescimento da educação online, há demanda por profissionais de computação para desenvolver plataformas e recursos educacionais digitais, bem como para ministrar cursos nesse formato.

  • 6. Empreendedorismo: Licenciados em computação têm a opção de empreender, fundando suas próprias startups ou empresas de tecnologia, desenvolvendo produtos e serviços inovadores.

  • 7. Gestão de Projetos de TI: A habilidade em gerenciar projetos de tecnologia da informação (TI) é valorizada, possibilitando aos profissionais coordenar equipes e garantir a entrega bem-sucedida de soluções digitais.

  • 8. Pesquisa e Desenvolvimento: Contribuir para a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias é uma possibilidade, seja em laboratórios de pesquisa acadêmica ou em empresas que investem em inovação.

  • 9. Segurança da Informação: A crescente preocupação com a segurança digital abre oportunidades para profissionais de computação atuarem na proteção de dados e sistemas, tanto no setor público quanto privado.

  • 10. Inteligência Artificial e Ciência de Dados: A aplicação de algoritmos de inteligência artificial e a análise de grandes conjuntos de dados têm impulsionado demanda por especialistas em ciência de dados, área em que licenciados em computação podem se destacar.

  • ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES – 100H

  • CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL – 100H

  • CIÊNCIAS SOCIAIS – 100H

  • COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL – 100H

  • DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO – 100H

  • EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA – 100H

  • EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA – 100H

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – 100H

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – 100H

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – 100H

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – 100H

  • ESTRUTURAS DE DADOS – 100H

  • FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – 100H

  • FUNDAMENTOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE – 100H

  • FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES – 100H

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E MACHINE LEARNING – 100H

  • LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) – 100H

  • LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO E ALGORITMOS – 100H

  • MATEMÁTICA PARA COMPUTAÇÃO – 100H

  • METODOLOGIA DE ENSINO EM COMPUTAÇÃO – 100H

  • METODOLOGIA DE PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO – 100H

  • MÉTODOS QUANTITATIVOS MATEMÁTICOS – 100H

  • MODELAGEM DE BANCO DE DADOS – 100H

  • POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA – 100H

  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS EM JAVA – 100H

  • PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS – 100H

  • PROGRAMAÇÃO PARA WEB – 100H

  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 100H

  • SISTEMAS DIGITAIS – 100H

  • SISTEMAS OPERACIONAIS – 100H

  • TEORIA DA COMPUTAÇÃO – 100H

  • WEB DESIGN – 100H

  • *A matriz apresentada encontra-se em ordem alfabética. As disciplinas previstas nos respectivos períodos de acordo com a Matriz Curricular serão definidas pela coordenação, ou seja, considerando a edição das Diretrizes Curriculares, emanadas do Conselho Nacional de Educação e poderá realizar adequações pertinentes na matriz curricular do curso.

Duração: 3 anos

De: R$ 252.38 a mensalidade

Por: 1+36x R$ 109,00

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