NFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
O processo de inclusão envolve, além do conhecimento específico e necessário para o profissional que deseja ser protagonista no desenvolvimento de estratégias que promovam um ensino sem desigualdade; entendimento de outros cenários pouco explorados e que compõem a demanda como: preparação de equipe e em alguns casos familiares, infraestrutura do ambiente, uso de tecnologias, entendimento sobre bullying, composição e acompanhamento estratégico e pedagógico para prestar apoio aos indivíduos que têm direito à educação, e oportunidades para atingir um nível adequado de aprendizagem.
O curso de pós-graduação EAD em Educação Especial e Inclusiva do UniCV aborda, através de disciplinas atualizadas, um repensar sobre as práticas pedagógicas e estruturas envolvidas no desenvolvimento educacional e na inclusão social, planos pedagógicos, gestão de classe, espaços de aprendizado, fundamentos e responsabilidades do profissional.
Além disso, o curso tem por objetivo conceder um aprofundamento teórico-metodológico que implemente a prática pedagógica dos profissionais envolvidos, e proporcionar uma visão mais abrangente em relação à inclusão da pessoa com necessidades especiais no ensino regular.
Este curso atende aos seguintes critérios legais:
- Lei n° 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional Parecer nº 17/01-CNE/CEB, que fundamenta a Resolução 02/2001/CNE/CEB;
- Deliberação n.º 02/03-CEE-PR, que dispõe as normas para a Educação Especial, na modalidade da Educação Básica, para alunos com necessidades educacionais especiais, no Sistema de Ensino do Estado do Paraná;
- Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – Portaria Ministerial nº 555/2007 – MEC;
- Parecer nº 07/2014 do CEE-PR, referente à Proposta de Ajustes na Organização das Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial, para oferta da Educação Infantil, do Ensino Fundamental – Anos iniciais (1º e 2° anos) da Educação de Jovens e Adultos – Fase I e da Educação Profissional;
- Instrução n.º 005/2015 – SEED/SUED;
- Resolução SEE/MG 2686 – Anexo IV – Tópico 2.3; 1º;
- Instrução n.º 04/2016 – SEED/SUED.
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